Nota

"Os textos aqui postados, tem por objetivo criar um fórum de debates para se discutir o trabalho do arquivista que se dedica a área jurídica. Buscando o debate e a evolução das idéias desse ramo da arquivística. Não são e não tem por objetivo servir de orientação jurídica, trabalho jurídico ou mesmo a se prestar como a qualquer forma de aconselhamento ou orientação que são atividades exclusivas dos advogados inscritos na OAB."



terça-feira, 9 de agosto de 2011

Arquivos em advocacias: sempre os mesmos problemas.

Por onde trabalhei e quando fiz algumas entrevistas para trabalhar em arquivos jurídicos, sempre os problemas apontados pelos Advogados e Gestores de Setores com relação aos seus arquivos eram praticamente os mesmos:

Os documentos demoram a serem entregues;
•Estão sumindo documentos;
•Não existe regra alguma (padronização e procedimentos)
•O Arquivista não entende a ordem de processos Jurídicos (apenso arquivado no principal, etc.);
•O arquivista não consegue entender a (urgência) do advogado (prazos curtos);
•Falta de parceria (colaboração mútua arquivo x corpo jurídico).

Na visão dos Advogados e Gestores, os Arquivistas conhecem o procedimento jurídico assim como eles conhecem. Mas os cursos de Arquivologia e Biblioteconomia (profissionais mais encontrados nestes arquivos), não fornecem este tipo de informação e conhecimento. Estes cursos são multidisciplinares e generalistas, tratando superficialmente sobre os tipos de arquivos existentes.
O foco destes profissionais é a guarda para recuperação quando necessário, portanto eles se atentam em palavras-chave, e termos mais comuns na identificação de documentos. Mas e sobre a finalidade deste documento?
Em sua maioria os arquivistas jurídicos não sabem para que servem e porque devem ser desta ou aquela maneira.
É esta falta de conhecimento que geram os demais problemas acima descritos.
Os advogados, ao meu ver deveriam também conhecer um pouco mais sobre a formação dos profissionais que atuam em seus departamentos de arquivos para assim efetuarem uma troca de experiências e juntos conseguirem melhorias dentro do escritório. Melhorias estas tanto nos trabalhos efetuados quanto no relacionamento.


2 comentários:

  1. E verdade Marcelo, eu ja trabalhei e trabalhi nesse tipo de arquivo,e esse contato ainda é muito distante, principalmente porque acho que existe uma barreira entre nos os profissionais x eles os advogados...talvez por se acharem superiores ou coisa parecida, o fato é que as vezesme sinto como uma profissional invisível mas, necessaria...

    ResponderExcluir
  2. Bom, nunca fui arquivista, sempre trabalhei somente em biblitecas, mas agora ao passar num concurso me deparei exatamente com essa realidade... Espero que conseguindo fazer um bom trabalho, tenha possibilidade de estabelecer este tipo de parceria com os advogados para juntos fazermos o processo fluir melhor para todos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...