Nota

"Os textos aqui postados, tem por objetivo criar um fórum de debates para se discutir o trabalho do arquivista que se dedica a área jurídica. Buscando o debate e a evolução das idéias desse ramo da arquivística. Não são e não tem por objetivo servir de orientação jurídica, trabalho jurídico ou mesmo a se prestar como a qualquer forma de aconselhamento ou orientação que são atividades exclusivas dos advogados inscritos na OAB."



sábado, 9 de junho de 2012

Encerrar os volumes nas pastas de processos: uma ação que evita muitos erros em arquivos jurídicos.

É muito comum encontrarmos documentos recentes em volumes de pastas de processos que não são os corretos. Por muitas vezes os documentos estão dentro da pasta do processo certo, mas não no volume que deveria estar e isso ocorre em muitos casos por não se saber se o volume que tenho em mãos é o último ou não.

            Uma boa e simples ação que pode evitar esta situação é postar uma folha informando do encerramento deste volume e a existência de um seguinte no final de suas pastas. Assim evita-se que:

Ø  O Arquivista guarde documentos na pasta errada uma vez que pode existir um volume seguinte;
Ø  Os Advogados arquivem documentos na pasta errada uma vez que terá uma folha indicando que a pasta está encerrada;
Ø  Sanar dúvidas a respeito da existência de um volume seguinte, já que quando este existir no final da pasta será informado.

Nas pastas dos fóruns já existe esta folha de encerramento, mas eu costumo colocar uma folha contendo o timbre do escritório em que estou e com as informações referentes ao encerramento com letras GRANDES e diferenciadas com o intuito de se chamar a atenção.

 Desta forma, caso a pasta seja emprestada a outro escritório ou cliente, você também estará demonstrando seu trabalho e a organização que faz em seu escritório.


6 comentários:

  1. Oi, eu trabalho com arquivos jurídicos também.
    Adorei a ideia do blog e acho uma pena você ter parado.
    Continue!! rsrs
    Abraços

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  2. Nossa! Esse blog é muito bom! Quantas informações úteis!!!
    Parabéns!

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    Respostas
    1. Obrigado. Espero ter um pouquinho de tempo este ano para voltar a postar.

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  3. boa tarde trabalho no arquivista juridico muito bom esse blog

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  4. Blog Excelente, Parabéns!
    Acho que vc deveria voltar a postar.

    Qual a sua sugestão para escritório pequenos, considerando que quase todas as comarcas já possuem o processo digital?

    Para quem não quer contratar um software jurídico e deseja manter um arquivo com as próprias ferramentas do microsoft.

    Qual a melhor forma de organizar os processos: uma pasta para cada cliente e dentro dela especifica a área do processo (criminal, família, previdenciário...)

    ou fazer pastas para cada área e colocar o nome do cliente no arquivo, p. ex., uma pasta de DIVORCIO e dentro delas a inicial com o nome do cliente.

    Enfim, gostaria de sugestões nesse sentido. Acredito que valeria um post no blog específico para esses assuntos.

    Já faz tempo que vc não escreve no blog, mas se estiver lendo isso em 2016, espero que pense na ideia

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